Translate

sábado, 23 de março de 2013

Chia e seus benefícios



Chia o que você deve saber
A Salvia hispânica, conhecida como Chia, é nativa Guatemala, México e Colômbia.
Era cultivada pelos Astecas.
A semente da chia é considerada um alimento funcional. A semente de chia possui efeito mucilaginoso (o de absorver e reter quantidade significativa de água, como um emulsificante), devido à alta concentração de fibras.
Na composição da Chia encontramos:
• Ômega 3:
• Cálcio: cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca.
• Magnésio
• Manganês e fósforo
• Proteínas
• Fibras
• Antioxidantes
Na culinária a semente de Chia pode ser utilizada para massas, pois possui características emulsificantes.
A Chia pode ser usada em grãos adicionada a sucos, saladas, sopas, frutas, iogurtes, pães ou outras preparações, também pode ser triturada e usada como farinha e pode ser adicionada a frutas, sucos, leite, iogurte, sobremesas, sopas, lentilha, feijão, bolos, biscoitos e pães.
O óleo de Chia de sabor suave pode ser adicionado a saladas e finalizar pratos quentes.

sexta-feira, 22 de março de 2013

LEVEDO DE CERVEJA E SEUS BENEFÍCIOS


O levedo é obtido por meio da levedura Saccharomyces cerevisiae, um fungo responsável pela fermentação do açúcar de cereais como o arroz, o trigo, a cevada, o malte e o lúpulo. O produto tem alto valor nutricional e é rico em minerais como ferro, fósforo, magnésio, potássio, zinco e vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B5, ácido fólico, biotina), importantes para fornecer energia ao organismo, combatendo a fraqueza muscular e a dificuldade de concentração. Também possui proteínas e aminoácidos, complexos de DNA e RNA, carboidratos complexos, fibras dietéticas e ergosterol (precursor de vitamina D).

Dentre alguns benefícios do levedo de cerveja, pode-se citar a quantidade elevada de vitaminas, proteínas, ferro e outros minerais essenciais para a saúde. O levedo é especialmente indicado para complementar dietas de emagrecimento e tratar a anemia. Além disso:
  • Ajuda a melhorar a memória.
  • A pele.
  • Combate o estresse e a fadiga.
  • Fortalece o sistema imunológico protegendo de doenças.
  • Protege os nervos.
  • É excelente cicatrizante,
  • Trata doenças reumatológicas como artrite e gota, além de outras.
  • Complementa a dieta.
  • Reduz a queda de cabelo.
  • Combate acne, pele oleosa, furunculose, eczema, psoríase, diabetes, fadiga, estresse.
  • Equilibra a flora intestinal.
  • Regula o intestino (deve ser consumido, para isso, pela manhã, com bastante água).
  • Proporciona ação desintoxicante no organismo.
  • Auxilia no tratamento de artrite, artrose, reumatismo e gota (para tanto deve ser ingerido ao final das refeições).
  • Na antiguidade os monges o utilizavam para tratar chagas (feridas, e não a doença de Chagas, transmitida pelo barbeiro, e que só foi identificada pelo sanitarista Carlos Chagas no século passado).

Conheça Vitta Diet Brasil e Mude Sua Vida



O segmento de alimentação é um dos negócios mais promissores da atualidade, a tendência é um elevado crescimento no ramo de produtos naturais, pois as pessoas estão mais preocupadas com saúde e qualidade de vida.

Se você deseja conhecer o VITTA DIET BRASIL, fazer parte desta grande família e poder representar este Complemento Alimentar 100% Natural, não perca mais tempo, entre em contato conosco através dos e-mails vittadietbrasil@gmail.com / vittadietbrasilsac@hotmail.com  ou através do nosso telefone: 0**31 9433-4431

VOCÊ É O QUE VOCÊ COME


quarta-feira, 20 de março de 2013

Dicas para Reeducação Alimentar

 

O que se come?

O consumo diário de alimentos como cereais integrais, feijões, frutas, verduras, legumes, leite e derivados e carnes magras, aves ou peixes está associado a uma redução das doenças crônicas: diabete, pressão alta, colesterol e triglicerídeos altos, obesidade, doenças do coração, alguns tipos de câncer e outras.

Onde se alimenta?

Os locais onde fazemos nossas refeições influenciam em nossas escolhas e pode modificar a forma como nos alimentamos. Quanto maior a frequência de  refeições realizadas em casa, maior é a facilidade de selecionar alimentos e preparar as refeições de maneira mais saudável.

Como comer?

O horário da refeição deve ser calmo, tranquilo, proporcionar prazer, alegria, escolhas alimentares saudáveis e moderação na quantidade.

Com quem se come?

As pessoas com quem comemos podem influenciar nossas escolhas. Se realizarmos as refeições com pessoas que possuem uma alimentação saudável, certamente isso influenciará nossos hábitos alimentares.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Principais Ingredientes do Vitta Diet

 

1- Farinha de Linhaça

A linhaça é considerada um alimento funcional, que nutre e ainda previne doenças. Existem dois tipos de semente, a linhaça marrom e a linhaça dourada. Ambas possuem os mesmos nutrientes, como ômega-3 e ômega-6, que previnem doenças cardiovasculares, melhoram a circulação sanguínea e ajudam a diminuir a retenção de líquidos.
A semente também é rica em fibras, que regulam o intestino e controlam o diabetes, tem vitaminas A, E, B1, B6, B12, além de potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio, que são minerais importantes para o nosso organismo. Contém ainda um composto chamado lignana, que ajuda no equilíbrio hormonal, alivia os sintomas da TPM, menopausa e atua na prevenção do câncer de mama.

2 – Extrato de Soja

Popularmente conhecido como “leite de soja”, é elaborado a partir do grão de soja moído e desidratado. Possui baixo teor de gorduras saturadas, não contém colesterol e lactose. Encontrado em pó e na forma líquida, acrescido ou não de sabor. Substituto dos leites de origem animal, pode ser consumido com chocolates em pó e achocolatados, com frutas, café. Na culinária, pode substituir o leite animal em qualquer receita. é rica em isoflavonas e antocianinas, substâncias importantes para combater o colesterol alto e até câncer. Além disso, tira a fome, dá mais disposição e faz as células absorverem 50% menos gordura.
Sem contar suas propriedades que agem contra os radicais livres, retardam o processo de envelhecimento e previnem as rugas. Também pode ser uma ótima maneira de amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.
Diversas pesquisas demonstram que o consumo de soja reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, aterosclerose, colesterol elevado, osteoporose, alguns tipos de câncer como o de mama, colo do útero e próstata, constipação intestinal, além de auxiliar no tratamento de uma série de doenças crônicas.

 

3 – Farinha de Feijão Branco

O feijão branco é rico em Faseolamina A, uma proteína com propriedades que inibem a digestão dos carboidratos e que diminuem a absorção de açúcares pelo nosso organismo, sendo assim uma grande aliada no emagrecimento.
O feijão branco também pode ajudar a prevenir o diabetes e colabora para o bom funcionamento do intestino, pois possui grande quantidade de fibras. 

 

4 – Farinha de Berinjela

A berinjela é rica em vitaminas A, C e no complexo B, que colaboram para melhorar visão e as defesas do corpo. Além disso, é um legume rico em água, que apresenta pouca gordura. Na casca da berinjela estão substâncias que ajudam a prevenir o câncer.
A farinha de berinjela tem até dez vezes mais fibras que a berinjela in natura, por isso ajuda a tirar a fome. Pode ser misturada a caldos, sopas, sucos, vitaminas e iogurtes.

 

5 – Farinha de Banana Verde

Os benefícios da banana podem ser melhor aproveitados se ela for consumida enquanto ainda está verde. Durante o processo de maturação, a fruta é rica de um tipo de amido resistente que não sofre digestão nem absorção e se comporta como se fosse uma fibra solúvel no organismo, inclusive produzindo substâncias que são benéficas.

 

6 – Farinha de Maracujá

A parte branca da casca do maracujá é rica em pectina, que impede a absorção da gordura presente nos alimentos. Na forma de farinha, cerca de 20% dessa fibra solúvel continua presente e, quando no estômago, se transforma em um gel que diminui a fome.

 

7- Semente de Girassol

Boa fonte de vitaminas A, E e do complexo B e proteínas.Tem uma quantidade boa de proteínas, gordura monoinsaturada - que é de ótima qualidade para o organismo, vitamina E, fibras e de arginina, um aminoácido importante porque é substrato para o óxido nítrico, substância que relaxa os vasos sanguíneos, evitando a elevação da pressão sanguinea. O consumo da semente de girassol auxilia no controle da TPM, favorece a recuperação de processos inflamatórios, auxilia na mobilização de ferro para a síontese da hemoglobina, adrenalina e a formação dos tecidos conjuntivos.

8- Castanha do Brasil

Possui nutrientes como ácidos graxos, vitaminas B e E, proteína, fibras, cálcio, fósforo e magnésio. Mas a grande estrela é o selênio, um mineral altamente antioxidante que garante longevidade.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a castanha do Brasil está na lista dos alimentos funcionais. Isso porque, além de nutrir, ela promove benefícios à saúde: o consumo de uma castanha por dia ajuda a combater doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, câncer e obesidade. "O ômega 3 diminui o triglicerídeo, controla a hipertensão (já que favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos) e é anti-inflamatório. As vitaminas do complexo B e o magnésio são essenciais para o sistema nervoso, contribuem para diminuir a ansiedade e melhorar o humor e ainda afastam a depressão"

 

9- Colágeno

O Colágeno é a principal proteína de sustentação intercelular da pele, responsável por sua firmeza e elasticidade.
A principal função do colágeno consiste em manter a forma e impedir a deformação dos tecidos. Usado para enrijecer os tecidos da pele, eliminar as rugas, aumentar a tonicidade dos músculos e como auxiliar nos regimes de emagrecimento.
Utilizado como coadjuvante em dietas de emagrecimento, prevenindo a flacidez e o surgimento de estrias, colabora também na correta formação das fibras colágenas da pele e tecidos adjacentes, sendo benéfico na prevenção de celulite. Fortalece as unhas e melhora o aspecto do cabelo.
 

Entre outros...



domingo, 17 de março de 2013

Vitta Diet Brasil


Vitta Diet Brasil é um produto de altíssima qualidade, que provém de matéria prima pré-selecionada, sendo um produto 100% natural, livre de conservantes e corantes. Tornando-se assim uma opção prática e segura para o total auxílio no controle de peso.

 

Farinha de Banana Verde


Viva Bem

A forma mais saudável e efetiva de perda de peso é o controle e equilíbrio da alimentação ao longo do dia, sem uma brusca redução na quantidade de alimentos ingeridos.

A nossa sugestão para emagrecer sem dar adeus à qualidade de vida é A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR.



-->Dieta Equilibrada com Vitta Diet Brasil + Exercícios Físicos = Peso Ideal, Qualidade de Vida e Satisfação.<--




Farinha de Feijão Branco


Proteína presente no grão inibe o processo de digestão do carboidrato e retarda a absorção de açúcares no sangue.

As propriedades do feijão branco colocaram este alimento na lista dos mais procurados por quem quer perder peso ou enfrenta uma dieta restritiva. Mas porque esse alimento ganhou fama tão repentina? Sua farinha promete favorecer o emagrecimento e a redução dos níveis de açúcar no sangue. "A responsável é a proteína presente nesse feijão, a faseolamina, que inibe a absorção de glicose (amido) pelo organismo, sendo importante para o controle do diabetes", explica a nutricionista Renata Ramos, da Universidade Unisinos.

Entretanto, por ser uma proteína, a faseolamina é desnaturada quando cozida. Sendo assim, para aproveitar ao máximo os benefícios desse alimento, a melhor maneira de consumi-lo é na forma de farinha.

Os benefícios da farinha de feijão branco para a dieta estão relacionados, principalmente a quantidade de fibras que carrega. "As fibras são parte essencial do bom funcionamento do intestino e ajudam a dar uma maior sensação de saciedade, importante para o emagrecimento", explica a nutricionista da Unisinos, no Rio Grande do Sul. Além da farinha, Renata defende o consumo de todos os tipos de feijões, pois são ricos em fibras. "O feijão é uma das principais fontes de fibras encontrada no cardápio da dieta popular do brasileiro". "Considero o feijão melhor do que a soja, pois, apesar de não possuir as isoflavonas, ele é mais versátil e já caiu no gosto do brasileiro".  


Mas até com esse alimento nutritivo é importante ter moderação. O ideal é que o preparado da farinha de feijão branco não seja consumido durante tempo indeterminado; a nutricionista recomenda uma ingestão por, no máximo, 30 a 40 dias e de apenas uma colher de café antes do almoço, diluída em uma pequena quantidade de água. "Isso porque o feijão cru tem toxinas, que em grandes quantidades podem ser prejudiciais à saúde, causando diarreias", diz Renata. Há pessoas que relatam ter tido um aumento das flatulências depois que começaram a ingerir a farinha". Outro ponto a ser observado por quem tem tendência a gases.  

O efeito da farinha de feijão funciona mais ou menos assim: quando consumimos um prato cheio de macarrão, de 200 gramas, é como se tivéssemos consumido uma porção menor, de 160 gramas. Mas para isto acontecer, meia hora antes das refeições, é preciso ingerir uma colher pequena, rasa, de farinha de feijão diluída em água. É essa mistura que vai garantir que parte do carboidrato dessa refeição, cerca de 20%, não seja absorvida pelo nosso organismo. Então, é como se tivesse comido este prato, que é menor.
 
Mas outros estudos registram perdas de peso de até 4% em apenas 30 dias. O bom é que, além de emagrecer, o extrato de feijão-branco também ajuda a prevenir o diabetes.
 
A farinha de feijão-branco também pode ser usada no preparo de receitas doces, salgadas e em sucos. A nutricionista Ingrid Bigotto sugere três opções que vão ajudar a eliminar até 4 kg em um mês!



quinta-feira, 14 de março de 2013



Nutrição é um processo que consiste na ingestão, digestão, absorção e aproveitamento dos nutrientes pelo nosso organismo. Dessa forma, nutrir-se não se resume apenas em consumir e digerir os alimentos, mas também engloba a absorção e a assimilação dos nutrientes, indispensáveis para as funções vitais.

Importante saber...


terça-feira, 12 de março de 2013

Revenda Vitta Diet Brasil


Se você deseja conhecer o VITTA DIET BRASIL, fazer parte desta grande família e poder representar este Complemento Alimentar 100% Natural, não perca mais tempo, entre em contato conosco através dos e-mails vittadietbrasil@gmail.com/ vittadietbrasilsac@hotmail.com  ou através do nosso telefone: 0**31 9433-4431

10 DICAS PARA ADOTAR NOVOS HÁBITOS


Para se ter hábitos saudáveis não é nada fácil! Pensar em diminuir a quantidade de guloseimas e a quantidade de ingestão de alimentos calóricos diária é uma tarefa um tanto árdua, mas nada que possa desanimar. O melhor é iniciar incluindo alimentos integrais, tais como, pães integrais, massas integrais, arroz integral, grãos. Você pode seguir algumas das dicas a seguir para começar a se habituar a uma alimentação saudável e com certeza terá melhorias no seu organismo.

 1 . Opte por comer em pratos menores, como o de sobremesa. Com o espaço menor disponível, menos comida caberá. E você com certeza sentirá vergonha de fazer uma montanha no seu prato. O que também te fará mastigar mais lentamente.
 
2 . Busque evitar alimentos que contenham açúcar ou adoçante enumerado entre os três primeiros ingredientes. Vale lembrar que um rótulo é feito na ordem decrescente da quantidade dos nutrientes.

3 . Evite alimentos que tenham corantes em  sua composição, como aqueles cereais que deixam o nosso leite ou iogurte completamente colorido.

4. Transforme a sua primeira garfada na mais especial, mastigue lentamente e sinta todo o sabor do alimento, lembre da sua dieta e volte a economizar em tudo.

5 . Em média leva-se uma hora para acabar com o almoço, não pela quantidade, mas pela sua saciedade. Pois o cérebro demora cerca de 20 minutos para emitir sinais de saciedade.

6 . Aposte nos pães integrais, sem exageros. Realmente, os pães mais branquinhos contêm menos fibras e, por isso, não trazem muitos benefícios à saúde. Alimentos integrais garantem maior saciedade.

7 . Uma vez por semana,  aposte em um cardápio repleto de peixes e algas.

8. Dê preferência à carnes brancas, aves e peixes. Sua digestão ocorre mais rapidamente e esses alimentos são ricos em nutrientes, principalmentes os peixes com ômega 3, 6 e 9 como o salmão.
 
9 . Evite a carne vermelha, apesar de ser muito importante o seu consumo, deixe-a para ocasiões mais especiais e substitua por outros alimentos que também fornecem proteínas e ferro. Sua digestão costuma ser mais lenta que as carnes brancas.

10. Fique atento aos rótulos dos produtos, nem sempre  “light” e "diet", correspondem a saúde!

segunda-feira, 11 de março de 2013

TENHA UMA DIETA EQUILIBRADA


As recomendações para uma dieta equilibrada são:

- Manter o equilíbrio energético e o peso saudável;

- Limitar a ingestão energética procedente de gorduras; substituir as gorduras saturadas por insaturadas e eliminar as gorduras trans (hidro-genadas);

- Aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, cereais integrais e leguminosas (feijões);

- Limitar a ingestão de açúcar livre;

- Limitar a ingestão de sal (sódio) de toda procedência e consumir sal iodado.

Em relação à exercícios físicos, recomenda-se  pelo menos 30 minutos de atividade física regular, intensa ou moderada, na maioria dos dias da semana, senão em todos, a fim de prevenir as enfermidades cardiovasculares e diabetes e melhorar o estado funcional nas diferentes fases do curso da vida e especialmente na fase adulta e idosa.

(fonte: Ministério da Saúde)

Deixe que a alimentação seja o seu remédio e o
remédio a sua alimentação (Hipócrates). O
destino das nações depende daquilo e de como as
pessoas se alimentam (Brillat-Savarin, 1825).

sábado, 9 de março de 2013

Gérmen de Trigo e seus benefícios



O gérmen de trigo é um dos produtos mais nutritivos que temos à disposição. Além de conter 23 nutrientes, em 100 gramas de  gérmen de trigo encontramos mais nutrientes do que em qualquer outro grão ou vegetal.
Este alimento é muito rico em proteínas. Ele contém cerca de 28% do nutriente, superando até alimentos como a carne. O ser humano precisa de proteínas para reparar e construir músculos, além de ajudar os nutrientes a alcançar as células.

A quantidade de nutrientes contidos no gérmen de trigo parece interminável. Ele contém mais ferro e potássio do que qualquer outro tipo de alimento. Outros nutrientes encontrados em grandes quantidades são: riboflavina, cálcio, zinco, magnésio e vitaminas A, B1 e B3.

Devido ao alto teor em vitaminas do grupo B, entre as quais a presença da B12 torna-o num excelente anti-anêmico, é também rico em ácido fólico um poderoso antioxidante.

Para doentes diabéticos, a presença de vitamina B1 e E diminui a concentração de açúcar no sangue e na urina. O consumo diário de 4 a 5 colheres de sopa de gérmen de trigo deve ser utilizado como complemento à medicação utilizada, poupa a insulina, não a substituindo, mas facilitando a sua absorção a nível celular tendendo a normalizar o metabolismo.

Apresenta na sua composição Auxonas, substância que induz o crescimento, a multiplicação celular e regeneração dos tecidos. O consumo de vitamina B1 sem a presença de auxonas conduz a uma degeneração óssea e ao envelhecimento prematuro, daí que a sua presença em quantidade suficiente diminui a duração de estados convalescentes, aumenta o processo de renovação celular e de tecidos.

Assim conserva a juventude e a saúde geral. É durante o sono que as propriedades regenerativas do gérmen de trigo são mais ativas, não se devendo por isso descuidar a qualidade deste período de descanso.

Outra importante vitamina encontrada no germe de trigo é a vitamina E, que é útil na para combater o envelhecimento precoce das células e prevenir doenças cardíacas. Essa vitamina também ajuda a prevenir coágulos sanguíneos e fortalece o sistema imunológico.

Dessa forma, o gérmen de trigo é muito benéfico a todos, principalmente aos praticantes de atividades físicas que precisam manter o desempenho máximo. Ele é usado na dieta de atletas que visam melhorar a função cardiovascular e níveis de resistência. Quem precisa ganhar massa muscular também pode, ou melhor, deve incluir o germe de trigo em sua alimentação, pois como vimos, ele contém todos os nutrientes necessários para essa tarefa.

(http://www.portalemforma.com.br/alimentacao-saudavel/beneficios-do-germen-de-trigo/18262)

quinta-feira, 7 de março de 2013

Chá verde


O chá verde é obtido a partir da planta Camellia sinensis e contém mais de 200 compostos. Entre os mais conhecidos estão os polifenóis, que podem desempenhar diversos efeitos benéficos ao organismo. Os mais estudados estão relacionados ao câncer, imunidade, doenças cardiovasculares e sobrepeso/obesidade.

Devido à sua composição rica em polifenóis e, também por ser fonte de cafeína, seu consumo acelera o metabolismo basal e diminui a deposição de gorduras no organismo. Além disso, a bebida também promove a desintoxicação do corpo e estimula o funcionamento do fígado.

Em estudo clínico realizado em 240 adultos japoneses obesos mostrou que houve redução significativa no peso corporal, índice de massa corporal, massa gorda e circunferência da cintura e do quadril.

O chá verde é fonte de epigalocatequinas (EGCG) um poderoso antioxidante que ajuda na redução dos níveis de colesterol total e LDL- colesterol.

Seu consumo ajuda a prevenir contra infarto e acidente vascular cerebral (AVC), pois inibe a formação de coágulos sanguíneos.

O consumo de chá verde também ajuda a reduzir os níveis de hormônios relacionados ao estresse, deixando o corpo mais relaxado, o que também colabora com a saúde do coração.
 
Para tal benefício, sugere-se o consumo de 4 a 5 xícaras do chá ao dia. Deve ser ingerido longe das refeições para não prejudicar a absorção de nutrientes. Seu consumo à noite deve ser evitado, para não prejudicar o sono, devido à presença da cafeína.


Fonte: Bruna Murta

Nutricionista da rede Mundo Verde

Sobre os Cereais...




O cereal é considerado um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais. Além de auxiliar no equilíbrio do corpo humano e alinhar suas funcionalidades.

São alimentos completos, formados por substâncias essenciais: o germe (proteína e gordura), o núcleo (hidrato de carbono) e a película (rica em vitaminas e minerais), que normalmente é desprezada, explica Elaine Marasca, médica antroposófica (baseada nos métodos das ciências naturais).

É importante lembrar que um dos maiores benefícios do cereal é o auxilio no controle da diabetes e obesidade. Outra característica é que por conter serotonina que é capaz de promover a sensação de bem estar e saciedade.

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, afirmou que comer integrais ajuda a reduzir a barriga. Mas além da parte estética, a gordura abdominal deve ser eliminada porque pode causar problemas graves de saúde, como o infarto.

Entenda a diferença entre eles:

- Cereais refinados: possuem menor concentração de nutrientes: vitaminas, minerais, fibras, proteínas e lipídios, por causa do processo de refinamento. A película protetora do cereal é retirada restando basicamente o amido.

- Cereais integrais: são aqueles que não foram processados. São recobertos por uma película que preserva as propriedades nutritivas do alimento.

(http://cristianaarcangeli.com.br/saude-e-nutricao/conheca-os-sete-cereais-e-os-beneficios-para-a-saude/)

quarta-feira, 6 de março de 2013

VOCÊ DESEJA CONHECER O VITTA DIET?



Se você deseja conhecer o VITTA DIET BRASIL, fazer parte desta grande família e poder representar este Complemento Alimentar 100% Natural, não perca mais tempo, entre em contato conosco através dos e-mails vittadietbrasil@gmail.com/ vittadietbrasilsac@hotmail.com  ou através do nosso telefone: 0**31 9433-4431

terça-feira, 5 de março de 2013

10 SUPER DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



Ter uma alimentação saudável é essencial para alcançar uma maior qualidade de vida. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer. Em contrapartida, é fácil incluir no cardápio alimentos heróis da resistência e da longevidade. 

1.Não fique sem comer

"O mais importante é não passar longos períodos sem comer. Fazer pequenos lanches entre as grandes refeições é fundamental, pois ao restringir energia o metabolismo tende a ficar mais lento, como uma forma de poupar energia que lhe foi fornecida, o que acaba dificultando a perda de peso. Além disso, provavelmente a pessoa irá comer mais na próxima refeição, buscando alimentos mais calóricos, como uma forma de compensação, o que também resultará em ganho de peso." (Carla Fiorillo, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo)

2.Sinta prazer comendo

"A alimentação também é fonte de prazer. Não se torne escravo de dietas e calorias, pois existem cada vez mais estudos que evidenciam que pessoas que se preocupam demais com a forma física tendem a sofrer maiores oscilações de peso, além de serem insatisfeitas com o próprio corpo. Estar bem consigo mesmo e cuidar do corpo com atividade física e alimentação saudável são as melhores formas de obter uma boa qualidade de vida." (Carla Fiorillo, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo)

3.Busque alimentos naturais

"Siga uma alimentação o mais natural possível e tente fugir de refeições com muitos produtos industrializados. Se comer um macarrão industrializado, faça você mesmo um molho caseiro. Se quiser tomar um suco de frutas, tente tomar o natural, pois os alimentos industrializados contêm muitas substâncias como corantes e conservantes, que possuem altas quantidades de sódio e podem, em longo prazo, causar hipertensão e sobrecarregar os rins." (Daniela Cyrulin, nutricionista da USP e da Instituto Saúde Plena)

4. Faça substituições

 "Tente substituir alimentos mais pesados e gordurosos por versões mais leves sempre que possível: faça macarrão de palmito pupunha desfiado, arroz de couve-flor cozida, troque o presunto por peito de peru, compre o atum em água no lugar do atum em óleo, troque os queijos gordurosos por versões mais leves como o queijo cottage e a ricota, substitua o queijo parmesão ralado por ricota defumada e ralada." (Daniela Cyrulin, nutricionista da USP e da Instituto Saúde Plena)

"O mais importante é perceber que nenhum alimento é proibido.O famoso "prato colorido" é sem dúvida o mais saudável"

5. Escolha o lugar certo para comer

"As refeições devem ser feitas em lugares tranquilos e sem pressa. Comer bem devagar, sem pensar em compromissos e mastigar muito bem os alimentos fará com que você se sinta saciado mesmo ingerindo uma menor quantidade de comida. Também evite comer assistindo televisão, na frente do computador ou trabalhando, pois nessas situações perdemos a noção da quantidade de comida que estamos ingerindo." (Lidiane Martins, nutricionista diretora do NutryUp)

6.Fuja da farinha

"Uma pessoa que está buscando uma alimentação mais saudável deve evitar produtos com farinha refinada, como massas, bolos, biscoitos e alimentos processados, ricos em gordura e açúcar, como pipoca de microondas, sopas prontas cremosas, preparações congeladas, batatas chips e salgadinhos. Também vale caprichar em ervas aromáticas para temperar a comida como: alho, cebola, salsa, cebolinha, manjericão, alecrim, louro, orégano, sálvia, curry, açafrão e coentro" (Lidiane Martins, nutricionista diretora do NutryUp)

7. Coma de tudo

"O mais importante é perceber que nenhum alimento é proibido, a não ser que a pessoa precise fazer uma dieta restritiva, caso seja paciente de diabetes ou doença celíaca, por exemplo. É muito comum que as pessoas pensem que comer só salada é uma boa forma de manter a alimentação saudável, mas isso não é verdade. O famoso "prato colorido", ou seja, aquele que tem uma fonte de fibras, minerais, vitaminas e proteínas é sem dúvida o prato mais saudável". (Roberta De Lucena Ferretti, nutricionista e professora do curso de nutrição clínica na Universidade Gama Filho)

8. Estabeleça metas para a semana

"Além disso, pensar em longo prazo e criar um hábito saudável é muito importante. Dificilmente a pessoa consegue ingerir todos os alimentos que são fontes de vitaminas que o corpo precisa em um dia. Para isso, ela teria que comer vários tipos de frutas, carnes, legumes e verduras todos os dias. O melhor é fazer as metas para toda a semana. Fica mais fácil distribuir a alimentação adequada nesse período" (Roberta De Lucena Ferretti, nutricionista e professora do curso de nutrição clínica na Universidade Gama Filho)

9. Seja persistente  

"Muito provavelmente, a mudança para uma alimentação adequada não ocorrerá do dia para a noite. Você deverá provar alimentos que não são de costume como frutas, legumes, verduras. Aceite que o paladar deverá ser estimulado. Desistir na primeira tentativa é um erro. Todos os dias, selecione alguns desses alimentos. Não gostou? Prove novamente. Tudo bem se você rejeitar, inicialmente. Mas desistir na primeira tentativa é subestimar o seu poder de mudança." (Roberta Stella, nutricionista chefe do programa de emagrecimento Dieta e Saúde)

10. Escreva sobre suas refeições

"Comece a fazer um diário alimentar. Escreva todos os alimentos ingeridos durante o dia, as quantidades e horários em que fez as refeições. Facilmente, você perceberá o erro e onde está o excesso. O diário alimentar servirá como um puxão de orelha para quem está fazendo uma alimentação inadequada. Mas, por outro lado, dará um estímulo grande quando perceber que está com disciplina e determinação, conseguindo colocar alimentos saudáveis em todas as refeições e reduzindo a quantidade dos alimentos menos saudáveis." (Roberta Stella, nutricionista chefe do programa de emagrecimento Dieta e Saúde)