Maracujá é uma fruta muito rica em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, vitamina C, fibras, sódio, potássio, entre muitos outros nutrientes. No organismo ele atua como bloqueador de gordura ajuda a diminuir os índices de açúcar no sangue, é anti-inflamatório, previne a queda dos cabelos, auxilia no processo de cicatrização, sua casca moída e consumida em pó pode combater doenças como a asma, diabetes, melhora a circulação sanguínea, previne a hipertensão arterial, diminui o colesterol, melhora o funcionamento do intestino por ser rico em fibras, é antioxidante por isso combate os radicais livres que causam o envelhecimento, pode prevenir diversos tipos de câncer, sua farinha auxilia em processos de emagrecimento,
A fibra de maracujá também traz benefícios pois tem efeitos positivos na diminuição do nível de colesterol, triglicérides, no bom funcionamento do sistema gastro-intestinal e, até mesmo, no tratamento da diabetes.
A folha do maracujá pode combater a depressão, ansiedade, estresse, enxaqueca, a fruta tem ação muito positiva nos idosos porque reforça os ossos e diminui a tremedeira, na infância a fruta é muito importante para a boa formação dos dentes e dos ossos, entre muitas outras funções, o maracujá é um ótimo aliado à saúde.
Mas o maior beneficio está na casca do maracujá, que normalmente não prestamos atenção e jogamos fora, ela é rica em uma substância chamada pectina, uma fração de fibra solúvel que no nosso organismo forma um gel, dificultando a absorção de carboidratos, da glicose (produzida no processo digestivo) e, também, das gorduras, o que é ideal para quem deseja perder peso.
A fibra de maracujá ajuda a diminuir em torno de 20% as taxas de glicose, diminuindo os riscos de diabetes.
Fibra de maracujá
Ela é uma espécie de fibra solúvel que, junto com a celulose e a lignina, compõe a parede celular das plantas. A ação da pectina é essencial no combate aos picos de insulina, onde qualquer alimento rico em fibras pode produzir o mesmo efeito. A questão é que muitas das frutas cheias de pectina têm também muito açúcar. Está aí uma vantagem da farinha de maracujá.
Ela chegou no mercado com tudo no quesito auxilio a diabéticos e para os indivíduos com hiperglicemia (taxas de açúcar no sangue elevadas para a normalidade). Isso porque a Pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue, onde quanto mais lento esse processo, melhor o controle da glicemia-insulinemia. Com isso, a farinha passou a ser conhecida como potente bloqueador de absorção de gordura. Isso acontece pois a farinha da casca do maracujá possui aproximadamente 20% desse tipo desta fibra onde, em contato com o estômago, forma uma espécie de gel não digerível, que aumenta o poder de saciedade. Com isso, o individuo passa a comer menores volumes, o que pode ajudar no processo de emagrecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário